A madeira laminada cruzada, mais conhecida pela sigla CLT, é um produto de madeira engenheirada que promete levar a construção a outro patamar. É um material eficiente para uso em diversas tipologias, tanto em edificações baixas como altas e, além disso, concorre diretamente com concreto e aço em termos de resistência, rapidez de construção e custo. No entanto, o principal atrativo do CLT reside no fato de que, além de ser um material de construção seguro, é um material sustentável, o que representa uma grande vantagem em relação a outros materiais de construção.
Quem inventou o CLT?
A madeira laminada cruzada apareceu pela primeira vez na Europa, especificamente na Áustria e na Alemanha, no início da década de 1990. Então, em meados da década, pesquisas conjuntas lideradas pela Áustria resultaram na produção de CLT em sua forma moderna.

Como é feito o CLT?
O insumo básico para a fabricação da madeira laminada cruzada é a madeira maciça. Este é escovado, seco no forno e cortado em pedaços. As tábuas de madeira são então empilhadas umas sobre as outras em camadas, conhecidas como folhas; cada folha é perpendicular à abaixo. As folhas são coladas com um adesivo não tóxico e amigo do ambiente, depois prensadas hidraulicamente para maior resistência.
O tamanho dos painéis CLT é restrito em largura ao tamanho do maquinário de fabricação e em comprimento ao meio de transporte utilizado.

Para que serve o CLT?
Os painéis CLT podem ser usados para paredes, lajes e tetos em estruturas portantes e não portantes. Inicialmente, a madeira laminada cruzada era usada para a construção de edifícios baixos e médios, mas nos últimos anos tornou-se uma opção crescente para edifícios altos.

Por que usar o CLT?
As vantagens do CLT em relação a outros materiais derivados da engenharia da madeira são inúmeras. Aqui estão algumas de suas vantagens:
- Paredes, lajes e coberturas construídas com CLT podem ser pré-fabricadas e montadas no local, reduzindo o desperdício.
- Máquinas CNC podem ser utilizadas para produzir painéis CLT personalizados, considerando aberturas de janelas ou portas.
- Outra vantagem da pré-fabricação de painéis CLT é que ela agiliza o processo de construção. Um prédio de 18 andares pode ser construído em apenas 9 semanas.
- CLT pode ser moldado em muitas formas diferentes, incluindo curvas. Os painéis podem ser curvados durante o processo de fabricação.
- O CLT pode ser mais resistente ao fogo do que alguns aços não tratados. Quando submetida ao fogo, sua camada externa se transforma em carbono isolante que pode manter o fogo afastado por 30 a 120 minutos.
- A capacidade de calcular exatamente a quantidade de CLT necessária para uma estrutura e a capacidade de planejar todo o processo desde o início também reduz o custo total.

The Smile desenhado por Alison Brooks para o London Design Festival 2016
Fonte: Engimadera