Construção da megafábrica de celulose já emprega 7 mil pessoas em pequena cidade do MS e empresa pretende dobrar oportunidades em 2026.
A megafábrica de celulose da Arauco começou a ser construída em Inocência, Mato Grosso do Sul, em 2025. Segundo a empresa chilena, a obra já emprega 7 mil pessoas atualmente, número que deve dobrar no primeiro semestre de 2026.
A Arauco prevê que o complexo industrial vai gerar 20 mil empregos ao todo, sendo 14 mil na fase de obras e 6 mil empregos quando entrar em operação, nas áreas de industrial, florestal e operações de logística.
Batizado de Projeto Sucuriú, a construção da megafábrica no Brasil é estimada em $ 4,6 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões), maior investimento da história da companhia chilena. O complexo deve entrar em operação até o fim de 2027.
A megafábrica no Brasil terá capacidade produtiva de 3,5 milhões de toneladas de celulose de mercado por ano. Desse volume, entre 95% e 98% serão destinados à exportação, principalmente para China, Europa e América do Norte.
Gigante da celulose aposta em capacitação para megafábrica no Brasil
A Arauco defende que a megafábrica no Brasil deve impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, com aumento da renda, arrecadação de impostos e atração de novos investimentos em infraestrutura, transporte e energia.

Em parceria com o Senai, empresa chilena promove cursos de capacitação para a megafábrica no Brasil
Foto: Divulgação/Senai/ND
Em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a empresa lançou a iniciativa “Abrace este Projeto”, que oferece cursos técnicos em eletrotécnica e mecânica em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O objetivo é capacitar a mão de obra para a indústria de celulose.
Outra parceria, com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), abre vagas em capacitações de hospedagem e alimentação para moradores de Inocência e do distrito de São Pedro. São 27 cursos nas áreas de saúde, hospedagem e gastronomia, como camareira, higiene e manipulação de alimentos.
Conheça o Projeto Sucuriú em números
Fundada em em 1979, a Arauco está entre as maiores empresas globais de celulose e produtos de madeira, com cerca de 1 milhão de hectares de florestas plantadas na América do Sul.
A companhia atende aproximadamente 5 mil clientes nos cinco continentes e mantém plantas industriais em 11 países. Também atua em bioenergia, produção de energia limpa e geração de créditos de carbono.
Presente no Brasil desde 2002, a empresa emprega mais de 3 mil colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais no país, localizadas em Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR), Piên (PR), Araucária (PR) e Montenegro (RS).
O que esperar da megafábrica no Brasil:
- Investimento: U$ 4,6 bilhões (ou R$ 25 bilhões)
- Capacidade produtiva: 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano
- Empregos no pico da obra: 14 mil
- Empregos na operação: 6 mil nas áreas industrial, florestal e logística
- Área florestal: 400 mil hectares de plantação de eucalipto
- Autossuficiência energética: 400 MW de energia limpa, dos quais 200 MW excedentes serão injetados no sistema elétrico nacional
Informações: ND Mais

